EPISÓDIO XXIII – GRAN TORINO

Sou um homem livre; não sou escravo de ninguém.

Paulo de Tarso

Walt Kowalski, que fora interpretado por Clint Eastwood, é um trabalhador da indústria automobilística aposentado e veterano da Guerra da Coréia que preenche o vazio de sua vida com cerveja e consertos domésticos, desprezando as muitas famílias asiáticas, latinas e negras da vizinhança dele, porém ele torna-se novamente um combatente quando enfrenta uma gangue que tenta forçar um adolescente asiático, o Thao, que fora interpretado por Bee Vang, a roubar o valiosos carro dele: um Gran Torino do ano de 1972. Um relacionamento improvável se desenvolve entre ambos, quando ele percebe que possui mais em comum com os vizinhos do que pensava.

A personagem de Clint Eastwood, Walt Kowalski, é um veterano da Guerra da Coréia, assim como nos filmes “O Destemido Senhor da Guerra” (1986) e “Poder Absoluto” (1997). Na vida real, há uma tendência do ator para abandonar referências ambíguas da Guerra da Coréia que é considerada audaciosa por aqueles que o conhecem, porque durante toda a sua passagem pelo Exército, o ator foi apenas um salva-vidas na Post Swimming Pool em Fort Ord, no Estado da Califórnia. Ele nunca pôs os pés na Coreia do Sul.

A coleção de armas de Walt Kowalski consiste em armas que ele usou no exército: um rifle americano M1 Garand, um rifle .30-06 a gás de 4,5 kg que fora usado pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial, depois reutilizado na Coréia antes de ser eliminado pelo rifle de fogo seletivo M14 .308. Possui também uma pistola M1911A1, uma pistola semiautomática ACP .45 que também fora usada durante a Guerra da Coréia.

O Filme “Gran Torino” (2008) possui uma nota de 8,1 no IMDB e uma audiência de 90% no Rotten Tomatoes.

Existem vários rumores que circulam na internet de que este longa-metragem encerra a franquia dos filmes da personagem “Dirty Harry” (1971).

Muitos fãs de Clint Eastwood vêem paralelos entre este filme e “Os Imperdoáveis” (1992) de Eastwood. Os dois filmes começam com a morte da esposa da personagem, e ele interpreta um personagem antiquado que tem problemas para se adaptar a um mundo que se moderniza rapidamente. Onde “Os Imperdoáveis” (1992) é amplamente considerado como o adeus de Eastwood a seus muitos papéis no oeste, como sua persona “Homem sem Nome” da trilogia dos Dólares, este filme é considerado por muitos como Eastwood se despedindo da marca registrada personagem judicioso que interpretou em diversos filmes como “Rota Suicida” (1977) e da franquia do personagem “Dirty Harry” (1971).

A estreia no cinema do ator Scott Eastwood se deu com o filme que concorreu a dois Oscar “A Conquista da Honra” (2006), sob a supervisão do próprio pai, visto que esse participaria como diretor.

Ford – Gran Torino – 1972

Em fevereiro de 2021, o ator Bee Vang publicou um artigo na coluna “Think” da NBC News, criticando o filme por apresentar muitas calúnias anti-asiáticas. Ele escreveu “Na época, havia muita discussão sobre se as calúnias do filme eram insensíveis e gratuitas ou simplesmente ‘piadas inofensivas. Achei enervante o riso que as calúnias provocavam em cinemas com público predominantemente branco. E foi sempre brancos que diziam: ‘Você não entende uma piada?'” Dois anos após o lançamento do filme, Vang começou a colaborar com ativistas e cineastas em projetos multimídia que promoviam a justiça social. Ele também realizou eventos de falar em público em todo o país, criticando a forma como a comunidade Hmong é retratada no filme.

Apesar da personagem Walt Kowalski empunhar diversas armas durante o longa-metragem e apontar o dedo para várias pessoas, simulando a empunhadura de uma pistola, ele não deu um tiro sequer durante o filme inteiro.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Vencedor

AFI AWARDS (2009)

Filme do ano.

Indicado

PRÊMIO DA ACADEMIA JAPONESA (2010)

Melhor Filme Estrangeiro

e venceu mais outros vinte prêmios e mais vinte e uma indicações.

 

Nota geral:

 

Mais sobre:

……………………….Nos encontraremos novamente em quinze dias.

Até mais.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer