EPISÓDIO XXVIII – UM ESTRANHO NO NINHO

Entre os homens, na maioria dos casos, a inatividade significa torpor, e a atividade, loucura.

Epicuro

Randle McMurphy, que fora interpretado por Jack Nicholson, depois de ser preso pelo estupro de uma garota de quinze anos consegue ser transferido de um presídio rural para um manicômio, pois acredita que o ambiente desse será menos laborativo. Entretanto a enfermeira-chefe Mildred Ratched, que fora interpretada por Louise Fletcher, dirige a enfermaria psiquiátrica com punho de ferro, mantendo os pacientes intimidados por meio de abusos psicológicos, medicamentos e sessões de eletrochoque. A batalha entre poderes do rebelde McMurphy e da sádica Ratched, rapidamente afeta todos os pacientes da enfermaria.

O filme “One Flew Over the Cuckoo’s Nest” de 1975 possui uma nota de 8,7 no IMDB e uma audiência de 96% no Rotten Tomatoes. Esse é o 18º longa-metragem mais bem avaliado pelos usuários do IMDB de todos os tempos.

O longa-metragem foi adaptado por Lawrence Hauben e Bo Goldman do romance homônimo de 1962 escrito por Ken Kesey.

“Um Estranho no Ninho” foi o segundo filme na história a conquistar todos os cinco principais prêmios do Oscar, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Atriz, depois do longa-metragem “Aconteceu Naquela Noite” de 1934; esse fato só voltaria a se repetir em 1991 com “O Silêncio dos Inocentes“.

Ao filmar a cena da pesca, todo o elenco, exceto Jack Nicholson, ficou enjoado. O que tornou tudo pior para eles foi que levaram uma semana inteira para as cenas no barco. Danny DeVito ainda fica enjoado de pensar nisso.

O diretor tcheco Milos Forman afirmou em uma entrevista ao jornal New York Times no ano de 2012 que “Para mim [a estória] não era apenas literatura, mas a vida real, a vida que eu vivi na Tchecoslováquia desde meu nascimento em 1932 até 1968. O Partido Comunista era como a enfermeira Ratched, me dizendo o que eu podia e não podia fazer, o que eu podia e não podia dizer, aonde eu ia e não podia ir, até quem eu era e não era.”

Dean R. Brooks era psiquiatra e diretor do hospital Estadual do Oregon onde o filme foi realizado. Durante as filmagens, Brooks diagnosticou corretamente William Redfield, que interpretou Harding, com a leucemia que o mataria dezoito meses depois.

O ator Sydney Lassick, que interpretou Cheswick, se envolveu tanto em seu papel que os produtores ficaram preocupados. Os médicos disseram “Se as coisas ficarem fora de controle, temos a medicação adequada.”

A música “Welcome Home (Sanitarium)” composta por James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett, da banda americana Metallica lançada no álbum “Master of Puppets” foi inspirada no longa-metragem.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Vencedor

OSCAR (1976)

Melhor Filme, Saul Zaentz e Michael Douglas, Melhor Ator, Jack Nicholson, Melhor Atriz, Louise Fletcher, Melhor Diretor, Milos Forman, e Melhor Roteiro Adaptado, Lawrence Hauben e Bo Goldman.

Indicado

OSCAR (1976)

Melhor Ator Coadjuvante, Brad Dourif, Melhor Cinematografia, Haskell Wexler e Bill Butler, Melhor Edição, Richard Chew, Lynzee Klingman e Sheldon Kahn, e Melhor Canção Original, Jack Nitzsche.

e recebeu mais outros trinta e dois prêmios e treze indicações.

 

Nota geral:

 

Mais sobre:

Nos encontraremos novamente em quinze dias.

Até mais.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer