EPISÓDIO XXIV – JOHNNY & JUNE

Durante toda a vida, cê será desafiado com um dilema:
Você pode escolher o amor ou o ódio… eu escolho o amor.

Johnny Cash

Depois de servir durante três anos na Força Aérea Americana, Johnny Cash, que fora interpretado por Joaquin Phoenix, retorna para casa na cidade de  MemphisTennessee e casa-se com a namorada Vivian Liberto, que fora interpretada pela Ginnifer Goodwin, enquanto tenta se lançar como um cantor de música country/rockabilly, porém durante um turnê com uma cantora divorciada, June Carter, que fora interpretada por Reese Witherspoon, que fazia parte de uma banda que ele assistia na tv desde criança, The Carter Family. Entretanto será que o “homem de preto” conseguirá prevalecer sobre as dificuldades impostas pela estrada, fama e vida?

O filme “Johnny & June” de 2005 possui uma nota de 7,8 no IMDB e uma audiência de 90% no Rotten Tomatoes.

Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon executaram todas as canções sozinhos, sem serem dublados. Eles tiveram que aprender a tocar os próprios instrumentos, guitarra e harpa automática, do zero.

Johnny Cash realmente propôs June Carter Cash em casamento no palco. Aconteceu em fevereiro de 1968, na London Ice House, uma arena de hóquei em London, Ontário, no meio de uma apresentação de “Jackson”. Ela aceitou e eles se casaram uma semana depois.

Quando Johnny Cash acorda no ônibus da turnê, logo após a apresentação na Prisão de Folsom, ele passa pelo guitarrista Luther Perkins, que está desmaiado com um cigarro aceso na boca, e apaga o cigarro. Perkins morreu alguns meses após a gravação e apresentação na Prisão de Folsom em 1968. Ele adormeceu na casa dele no Tennessee com um cigarro aceso na boca e morreu em decorrência dos ferimentos causados pelo incêndio.

Johnny Cash aprovou Joaquin Phoenix para interpretá-lo no filme porque gostou de sua atuação em “Gladiador” (2000). June Carter também aprovou Reese Witherspoon para seu papel no filme.

Waylon Payne originalmente fez o teste para o papel de Waylon Jennings. O co-roteirista e diretor James Mangold ficou tão impressionado com a audição de Payne que escalou ele para interpretar o também cantor Jerry Lee Lewis. Curiosamente, o ator que conseguiu o papel de Waylon Jennings era o próprio filho de Waylon, Shooter Jennings.

Quando James Mangold perguntou a Johnny Cash qual era seu filme favorito, o cantor respondeu “Frankenstein” (1931), “porque é sobre um homem feito de todas essas partes ruins e ainda assim ele tenta fazer algo decente e ser alguém decente.”

Os Estúdios da Sony, Universal Pictures, Focus Features, Paramount Pictures e Warner Brothers rejeitaram o projeto. Sendo finalmente aceito pela 20th Century Fox.

Reese Witherspoon cresceu em Nashville, Tennessee e era uma grande fã de Dolly Parton enquanto crescia. Em seu discurso de aceitação do Oscar, ela agradece ao diretor musical e produtor do filme, T Bone Burnett, por “me ajudar a realizar meu sonho de infância em ser uma cantora country”.
Durante a cena da igreja a qual o Johnny Cash está com o pai, a mãe e a família dele o pastor está pregando sobre a história de Caim e Abel, sendo essa uma alusão direta ao incidente que ocorreu com Johnny Cash e o próprio irmão.

Um pouco mais sobre o Johnny Cash por Thiago Leão.
PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Vencedor

OSCAR (2006)

Melhor Atriz, Reese Witherspoon,

Indicado

OSCAR (2006)

Melhor Ator, Joaquin Phoenix, Melhor Edição, Michael McCusker, Melhor Figurino, Arianne Phillips, e Melhor Mixagem de Som, Paul Massey, Doug Hemphill, Peter F. Kurland.

e venceu mais outros quarenta e três prêmios e mais quarenta e quatro indicações.

 

Nota geral:

 

Mais sobre:

Nos encontraremos novamente em quinze dias.

Até mais.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer