EPISÓDIO XXI – A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM

Do que vale conquistar o mundo e perder a própria alma?

Evangelho de Marcos

Após concluir a universidade, o jovem Benjamin Braddock, que fora interpretado por Dustin Hoffman, retorna para casa sendo apresentado à sociedade pelos pais como um talentoso garoto que possui um futuro promissor repleto de glórias e conquistas, porém o que ninguém imagina é que o próprio Ben ainda não sabe o que quer fazer da própria vida. Desta forma o jovem é rapidamente seduzido pela Senhora Robinson, que fora interpretada pela atriz Anne Bancroft, que é esposa de um rico empresário, o Senhor Robinson, que fora interpretado pelo ator Murray Hamilton, amigo do pai dele. Em pouco tempo o inexperiente Ben é intimado pela Senhora Robinson para manter distância da delicada e linda filha dela, a Elaine, que fora interpretada pela atriz Katharine Ross, porém parece que nem tudo aconteceu como eles esperavam.

O Filme “A Primeira Noite de Um Homem” (1967) possui uma nota de 8,0 no IMDB e uma audiência de 90% no Rotten Tomatoes.

O longa-metragem fora adaptado do romance homônimo publicado em 1963 pelo escritor Charles Webb. O autor também escrevera uma continuação que chamou-se “Home School” que foi publicada em 2007 e que como afirmou ele é uma crítica ao sistema educacional.

O diretor Mike Nichols disse que se sentiu mal pelo gentil e tímido Dustin Hoffman, que se tornou uma celebridade instantânea depois do filme. Nichols veria o grande desconforto de Hoffman ao ser entrevistado na televisão. “Ele parecia exatamente como o menino [Ben] na imagem.”

Robert Redford foi testado para o papel de Benjamin Braddock, mas foi finalmente rejeitado pelo diretor Mike Nichols. Nichols não acreditava que Redford pudesse projetar de forma persuasiva as qualidades oprimidas necessárias ao papel. Quando disse isso a Redford, ele perguntou a Nichols o que ele queria dizer. Nichols prontamente respondeu “Bob, olhe no espelho. Você pode honestamente imaginar um cara como você tendo dificuldade em seduzir uma mulher?”

É interessante como Calder Winningham e o roteirista Buck Henry entram no tema de distância entre gerações dos anos 60, fazendo com que os pais e os adultos possuam apenas um sobrenome ou um título; “Sr. Robinson”, “Sra. Robinson”, “mãe”, “pai”. Nunca conhecemos os seus primeiros nomes; nunca obtemos muita estória de fundo sobre eles. De certa forma, eles perdem sua humanidade dessa forma; eles deixam de ser pessoas para se tornarem em arquétipos perversos que vitimam jovens ingênuos; o Ben e a Elaine.

A atriz Anne Bancroft adorou a descrição de Mike Nichols da Sra. Robinson como alguém que estava com raiva de si mesma por desistir de quem realmente era em troca de riqueza e segurança. Esse foi o aspecto do livro que realmente despertou o interesse dela.

O carro esportivo italiano vermelho que Benjamin dirige no filme é um Alfa Romeo Spider 1600 de 1966, também conhecido como Duetto.

A maioria das roupas da personagem Sra. Robinson para este filme são compostas por estampas de animais e peles, representando um “predador à espreita”.

Mike Nichols percebeu a razão pela qual ele teve tanta dificuldade em escalar um ator para interpretar o Benjamin Braddock depois que ele leu uma paródia de seu filme na Revista Mad. Uma das piadas na paródia era Benjamin perguntar a seus pais por que ele era judeu e eles não. Nichols, que é judeu, percebeu que seu filme tinha um elemento subconscientemente autobiográfico sobre ser um forasteiro étnico em uma sociedade privilegiada.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Vencedor

OSCAR (1968)

Melhor Diretor, Mike Nichols.

Indicado

OSCAR (1968)

Melhor Fotografia, Lawrence Turman.

Melhor Ator, Dustin Hoffman.

Melhor Atriz, Anne Bancroft.

Melhor Atriz Coadjuvante, Katharine Ross.

Melhor Roteiro Adaptado, Calder Willingham e Buck Henry.

Melhor Cinematografia, Robert Surtees.

e mais vinte prêmios e quinze indicações

 

Nota geral:

 

Mais sobre:

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………Nos encontraremos novamente em quinze dias.

Até mais.

 

 

 

 

 

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer