EPISÓDIO VI – A NOITE DOS MORTOS-VIVOS

Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos!
Brás Cubas

Dois irmãos, Barbra, que é interpretada pela Judith O’Dea, e Johnny, que é interpretado por Russell Streiner, estão viajando de carro com destino a um cemitério onde está enterrado o pai deles até que são surpreendidos pelo ataque de um homem com aparência grotesca. Ela consegue fugir e vai pedir ajuda numa casa de campo localizada numa fazenda próxima. Paralelamente, chega também à propriedade rural um homem Ben, que é interpretado por Duane Jones, guiando em alta velocidade uma caminhonete em busca de gasolina. Desta forma eles se aliam tentam se defender dos mortos vivos que buscam invadir o local, descobrindo que no porão da casa que ainda estão outras cinco pessoas escondidas.

Este longa-metragem possui uma nota de 7,9 no IMDB e uma audiência de 87% no Rotten Tomatoes.

O ator S. William Hinzman (1936-2012) que interpretou o primeiro zumbi a aparecer no cemitério também interpretou vários outros zumbis, The Crazies (1973), FleshEater (1988), Shadow: Dead Riot (2006), It Came from Trafalgar (2009)Mimesis (2011),  durante as décadas seguintes.

As filmagens da sequência do cemitério foram rodadas em dois dias e um problema técnico obrigou uma mudança no roteiro. O carro dirigido por Barbra e Johnny era na verdade da mãe do ator, Russell Streiner, e durante as gravações ele acabou batendo o carro, fazendo com o quê o Romero tivesse que reescrever a cena da fuga de Barbra para que o carro terminasse colidindo numa árvore.

Este foi um dos primeiros filmes a representar graficamente assassinatos violentos na tela. É também um dos primeiros filmes a ter um negro como protagonista.

Karl Hardman na vida real é o pai de Kyra Schon. Os cineastas foram acusados por grupos cristãos fundamentalistas​ ​de serem “satanicamente inspirados” por causa da representação dos mortos-vivos se alimentando de carne humana e da filha de Karl atacando a própria mãe.

O roteirista John Russo aparece como o zumbi que é morto por Ben com uma chave de roda. Ele também se permitiu ser incendiado de verdade quando ninguém mais queria realizar a cena. Romero aprovou a “caminhada zumbi” de seu co-roteirista, “Eu provavelmente estava de ressaca” afirmou Russo.

Em 2014 Romero escreveu uma estória em quadrinhos à Marvel, “Empire of the Dead“, que apresentou-nos um outro destino para Barbra. Nela, Johnny arrasta a irmã para fora da janela e leva-la para um celeiro abandonado. Um grupo de caça avista aos dois e começa a atirar, arriscando a vida deles, então o Johnny pula no caminho das balas para proteger ela, sacrificando-se. Barbra acaba sobrevivendo.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Venceu

QUADRO DE PRESERVAÇÃO DE FILME NACIONAL, USA (1999)

Registro de Filme Nacional

HORROR HOST HALL DA FAMA (2011)

Por trás dos gritos – George A. Romero

ACADEMIA DE FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA, FANTASIA E HORROR, USA (2018)

Prêmio de melhor BLU-RAY/DVD

RONDO HATTON PRÊMIO DE HORROR CLÁSSICO (2018)

Melhor BLU-RAY/DVD, Melhor Restauração e Melhor extras de DVD.

Já que o filme caiu em domínio público aqui está ele na integra.

 

Nota geral:

 

Mais sobre:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos encontraremos novamente em quinze dias.

Até mais.

 

 

 

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer