Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.
Pv 22:6
Um menino chamado Pascal, que fora interpretado por Pascal Lamorisse, certo dia ao ir à escola encontra um balão vermelho amarrado a um poste de iluminação em Paris. Ao ser solto, o balão passa a seguir o menino por todos os lugares, como um amigo inseparável, causando a admiração de todas as pessoas da vizinhança e a inveja das outras crianças.
O longa-metragem “O Balão Vermelho” de 1956 possui uma nota de 8,2 no IMDB e uma audiência de 91% no Rotten Tomatoes.
Este curta-metragem venceu no ano de 1956 o prêmio de Melhor Curta-metragem no Festival de Cannes e em 1957 o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original, quando nem mesmo existia ainda o prêmio para curtas.
O Diretor e roteirista Albert Lamorisse (1922-1970) fora o único a vencer o prêmio de Melhor Roteiro Original no Oscar em todos os tempos por um curta-metragem.
Lamorisse fez participar os próprios filhos na produção. Seu filho, Pascal Lamorisse, interpreta o personagem do menino, enquanto a filha Sabine Lamorisse aparece em uma cena conduzindo um balão azul.
O diretor Lamorisse também foi o inventor em 1957 do jogo de tabuleiro Risk que no Brasil fora lançado pela Grow no ano de 1971 com o nome de War.
Melhor Roteiro Original, Albert Lamorisse.
Prêmio Especial.
Nota geral:
Mais sobre:
Nos encontraremos novamente em quinze dias.
Até mais.