EPISÓDIO 39 – O BALÃO VERMELHO

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Pv 22:6

Um menino chamado Pascal, que fora interpretado por Pascal Lamorisse, certo dia ao ir à escola encontra um balão vermelho amarrado a um poste de iluminação em Paris. Ao ser solto, o balão passa a seguir o menino por todos os lugares, como um amigo inseparável, causando a admiração de todas as pessoas da vizinhança e a inveja das outras crianças.

O longa-metragem “O Balão Vermelho” de 1956 possui uma nota de 8,2 no IMDB e uma audiência de 91% no Rotten Tomatoes.

Este curta-metragem venceu no ano de 1956 o prêmio de Melhor Curta-metragem no Festival de Cannes e em 1957 o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original, quando nem mesmo existia ainda o prêmio para curtas.

O Diretor e roteirista Albert Lamorisse (1922-1970) fora o único a vencer o prêmio de Melhor Roteiro Original no Oscar em todos os tempos por um curta-metragem.

Lamorisse fez participar os próprios filhos na produção. Seu filho, Pascal Lamorisse, interpreta o personagem do menino, enquanto a filha Sabine Lamorisse aparece em uma cena conduzindo um balão azul.

O diretor Lamorisse também foi o inventor em 1957 do jogo de tabuleiro Risk que no Brasil fora lançado pela Grow no ano de 1971 com o nome de War.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES
VENCEDOR

Nota geral:

Mais sobre:

Nos encontraremos novamente em quinze dias.

 

Até mais.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer