EPISÓDIO 36 – GATTACA: UMA EXPERIÊNCIA GENÉTICA

“Não reclame de nada, não diga nada, apenas me siga e me veja fazendo coisas”

Em um futuro não tão distante, Vincent Freeman, que fora interpretado por Ethan Hawke, sempre fantasiou sobre viajar para o espaço sideral mesmo sabendo que fora classificado como “inválido” ou seja: geneticamente inferior. Então ele decide lutar contra a própria sentença usando os genes de Jerome Morrow, que fora interpretado por Jude Law, um “válido”, projetado em laboratório. Ele assume a identidade de DNA de Jerome e se junta ao programa espacial Gattaca, onde se apaixona por Irene, que fora interpretada por Uma Thurman, porém uma investigação sobre um homicídio na Gattaca pode deletar sumariamente os planos dele.

O Filme “Gattaca” (1997) possui uma nota de 7,8 no IMDB e uma audiência de 87% no Rotten Tomatoes.

Ethan Hawke e Uma Thurman tornaram-se um casal durante a filmagem deste longa-metragem tendo dois filhos, Maya Hawke atriz que interpretou a Robin em Stranger Things e Devon Hawke, permaneceram casados de 1998 até 2005.

Muitos dos edifícios “futuristas” do filme são na realidade bastante antigos. Muitos deles representam um tipo de arquitetura pós-moderna chamada “brutalismo“, que era popular na década de 1950.

A personagem de Uma Thurman se chama Irene Cassini. Cassini é o sobrenome do astrônomo italiano do século XVII, Giovanni Domenico Cassini, que descobriu a lacuna proeminente nos anéis principais de Saturno, bem como as luas geladas, Jápeto, Dione, Reia e Tétis. A missão espacial neste filme é destinada a Saturno. Em 1997, a NASA lançou a sonda espacial Cassini com destino a Saturno, essa carregava a sonda espacial Huygens, que foi lançada em Titã no início de 2005, e descobriu terreno sob as nuvens de Saturno.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Vencedor

OSCAR (1998)

Melhor Diretor de Arte, Jan Roelfs e Nancy Nye.

Indicado

GLOBO DE OURO (1998)

Melhor Música Original, Michael Nyman

e mais cinco premiações e quinze indicações

Nota geral:

Mais sobre:

 

Nos encontraremos novamente em quinze dias.

Até mais.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer